
Fato é que a linha Sportster da Harley-Davidson completa 50 anos desde que foi lançada, em 1957. Atualmente, além da Sportster XL 1200 C Custom e da XL 1200 R Roadster, existe a linha caçula, que inclui a Sportster 883 e, agora, o lançamento XL 1200 N Nightster.
Câmbio polêmico e motor mais silencioso
A nova moto foi apresentada dia 29 de janeiro, no Winter Dealer Meeting (convenção de inverno dos revendedores Harley dos Estados Unidos), em Orlando, Flórida. A XL 1200 N Nightster traz uma cara mais “street fighter”, agressiva, com a maior parte da pintura em preto – e daí vem o nome Nightster (algo como ser noturno), além de características únicas. O banco só tem lugar para o piloto, algo que beira a ofensa em se tratando de uma estradeira, mas que é perfeitamente explicável quando se trata de esportividade.
A Harley adotou engrenagens helicoidais no câmbio de cinco velocidades, com engate de marchas mais suave e sem trancos. Além disso, o motor ficou mais silencioso com calços de borracha no quadro tubular em aço, o que eliminou a maioria das vibrações. Este propulsor em “V”, com inclinação em 45 graus e 1200 cc de cilindrada, da família Evolution, traz injeção eletrônica de combustível e refrigeração a ar. São 70 cavalos de potência e o mesmo esbanja outras características esportivas – a potência é considerada boa para uma estradeira, mas é no torque alto que o motor mostra a que veio.
Cara de ‘badgirl’
A XL 1200 N Nightster tem aros e cubos de roda pintados de preto. As bengalas da suspensão telescópica dianteira trazem capa sanfonada, o que não é nada evolutivo. Também pintados em preto vêm quadro, balança, guidão, retrovisores, laterais, piscas, cobertura da correia de transmissão e parte inferior do tanque, que tem capacidade para 19,5 litros. Os escapes duplos são cromados e também os cabeçotes do motor. O suporte da placa não fica no pára-lamas traseiro, mas na lateral esquerda. A suspensão traseira traz os dois amortecedores aparentes, com 61mm de curso.
O freio dianteiro tem disco simples de 292 mm de diâmetro, mesma medida do traseiro. O painel tem contagiros, hodômetro total e parcial, luzes de advertência e sistema antifurto. Interessante é que o farol, ao contrário das demais da gama Sportster, tem uma capa superior mais proeminente. O peso a seco é de 247 quilos. O preço não foi definido pela marca, mas em Belo Horizonte você consegue mais detalhes da moto através do telefone (31) 3275-2711, concessionária do grupo que distribui o modelo no país, credenciado HD.
Compare preços de Acessórios para Motos
seja o primeiro a comentar!