



Há 23 anos, a V-Max 1200 deixava de ser uma moto conceito para ser produzida em série, fazia de 0 a 100 km/h em apenas 3 segundos, desempenho que rendeu admiradores em todo o mundo.
O design, uma mistura clássica com moderna e estradeira, adotava entradas de ar sob o falso tanque e acessórios cromados, que conferiam a ela um estilo próprio.
A nova V-Max foi apresentada durante o Salão de Tóquio 2005, um protótipo do possível modelo para substituir a consagrada V-Max 1200, com motorzão V4 de 1800 cc, lançada em 1984, em Las Vegas, e sem modificações até hoje.Também foi-se criado um site para colher opiniões sobre como deveria ser o novo modelo,após agradar o público em exposições e pesquisas, finalmente será produzida em série, tomando assim o lugar da antiga versão 1200.
Agora, após uma montanha de informações, confirmou seu lançamento para 2008. Ao que tudo indica, vai mesmo conservar as formas apresentadas durante o Salão de Tóquio de 2005, as quais por sua vez foram inspiradas na V-Max atual.
Por incrível que pareça, a V-Max original, um dos modelos de maior longevidade e carisma da história do motociclismo mundial, foi equipada com motor derivado da pacata cruiser estradeira Venture. O propulsor com quatro cilindros em V, inclinados em 70 graus, equipado com refrigeração líquida e quatro válvulas por cilindro, passou por uma cirurgia de transformação para fornecer 145 cv de potência. Um espanto, já que, além do jeitão de malvada, não tem qualquer carenagem para aproveitar a velocidade.
As características que consagraram o modelo também estão presentes na nova versão: permanecem o duplo escape largo e curto e as entradas de ar sob o falso tanque. As suspensões, dianteira telescópica e traseira bichoque, são semelhantes às da antiga V-Max, porém, agora com mais potência e provavelmente peso terão o árduo trabalho de manter a máquina grudada no chão. Para frear toda essa usina de força os freios foram emprestados da superesportiva R1, com pinças radiais de seis pistões na dianteira.
A V-Max é uma moto que nasceu para rodar em linha reta. Muitos pilotos já salientaram a dificuldade para fazer curvas e a limitação de frenagem, no entanto, nenhuma dessas peculiaridades tirou o brilho do modelo que sobreviveu durante tanto tempo e com o lançamento da nova V-Max 1800 deverá brilhar ainda mais. Sua vocação são as brutais arrancadas e um desenho futurista. A nova V-Max vai conservar a arquitetura do motor, com quatro cilindros em V, mas vai aumentar sua capacidade para 1.800 cm³. A cavalaria deve saltar para cerca de 200 cv. Para refrigerar o novo motor, com novas exigências, vão ser necessários dois grandes radiadores de água e óleo, que ficam expostos.
As características da identidade visual do modelo foram preservadas, mas a Yamaha vai mexer em seu nome: Star V-Max, para, talvez, conferir mais status à linha custom Star, nos Estados Unidos. Nos outros mercados, nada muda.
O preço sugerido para uma V-Max no mercado americano é de US$ 11.199, enquanto que o de uma Suzuki B-King, uma concorrente direta, é de US$ 12.899.
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