

A nova FJR 1300, motocicleta da categoria esporte-turismo, apresentada pela Yamaha na Europa em julho do ano passado, traz uma grande novidade: um sistema de câmbio eletrônico, similar ao utilizado nos carros de Fórmula 1.
O Yamaha Chip Controlled Shift (YCC-S, Sistema de Câmbio Controlado por um Chip, em português) não é um câmbio automático, pois além de precisar da interferência do piloto para mudar de marcha, não conta com um conversor de torque, marca registrada dos câmbios automáticos.
O manete da embreagem foi aposentado. Para trocar de marchas, o motociclista tem duas opções: da maneira tradicional, pela alavanca de câmbio no pé esquerdo; ou por dois botões localizados no punho esquerdo do guidão, um para subir a marcha, outro para diminuir.
Assim que um dos botões é pressionado, ou o pedal de câmbio acionado, uma central eletrônica recebe a informação e aciona eletronicamente a embreagem e o câmbio, efetuando assim a mudança de marcha.
Todo esse processo “demora” entre 0,1 e 0,2 segundo só para se ter uma idéia, piscar o olho leva cerca de 0,4 segundo. A central eletrônica é conectada a vários sensores que monitoram a rotação do motor, a velocidade... diversos dados que ajudam o mecanismo a realizar uma troca de marchas suave e precisaEsse é o mesmo sistema utilizado pelos pilotos de Fórmula 1 que trocam de marchas apenas com um toque de botão. A Yamaha redesenhou o sistema para que ele ficasse mais leve e pudesse ser utilizado em um veículo de duas rodas todo o conjunto pesa apenas quatro quilos.
Segundo a Yamaha, uma das principais vantagens desse sistema é reduzir o esforço do piloto em uma motocicleta destinada a longas viagens.Compare os preços de Motos com 900 a 1300cc
seja o primeiro a comentar!