Gatas do Salão Duas Rodas de São Paulo - Parte 1
A Yamaha e a Sundown atacaram em todas as frentes: máquinas esportivas, off-roads, motos "verdes" e triciclos. O esforço compensou e as montadoras foram os principais destaques da feira.
A maior novidade da Yamaha ficou com o conceito XTZ 125X, uma linha de motocicletas voltada para o segmento on-off Road (para asfalto e trilha), uma variação do XTZ 125, que levou quase três anos de desenvolvimento por ser uma motocicleta inédita no mercado mundial.
A XTZ 125X utiliza o motor de quatro tempos, refrigerado a ar, de 125 cc. Ao todo são 12,5 cavalos de potência máxima a 7,5 mil rpm. A marca também lançou uma edição limitada de 5 mil unidades da YS Fazer 250, a terceira motocicleta mais vendida da Yamaha e a responsável por inaugurar a família de motocicletas "verdes" de 250 cm³, ou seja, modelos que utilizam injeção eletrônica de combustível, catalisador e sistema de indução a ar (Air Induction System). O motor, monocilíndrico de quatro tempos, de 249 cc, que desenvolve 21 cavalos a 7,5 mil rpm, recebeu a pintura em preto. Além disso, as rodas de liga leve na edição limitada ganharam um detalhe exclusivo.
A Yamaha levou ainda uma motoneta protótipo em testes no Japão de zero emissões de gases poluentes na atmosfera, o FC-me, que utiliza metanol e água como combustível, emitindo vapor d'água somente.
Sundown
A Sundown não ficou para trás e apresentou três protótipos de triciclos fechados. Lançado no site Second Life, o Solution tem motor tri-combustível (gasolina, álcool e gás natural) de 250 cc, cobertura de acrílico, ar-condicionado, sensor de estacionamento, GPS e DVD Player. A idéia da empresa foi aliar a mobilidade de uma moto e o conforto de um carro. Para a sua construção foram gastos quatro meses. A transmissão é automática.
Na mesma linha, a empresa levou a Max Utility, desenvolvida sobre a moto Max SED de 125 cilindradas, mas com duas rodas traseiras, cobertura e carreta integrada. O espaço de carga é de 2 mil litros. A moto possui motor de quatro tempos e transmissão de cinco velocidades.
Outras novidades da marca foram as motocicletas SX 250 e SMX 250. As motos off road, com freios a disco dianteiro e traseiro, possuem suspensão dianteira e suspensão traseira com câmara de nitrogênio.
A SMX 250 ganhou um movo motor monociclíndrico de quatro tempos de 249 cc, que gera uma potência máxima de 22,3 cavalos a 8 mil rpm. O novo modelo traz quadro em alumínio e freios a disco em ambas as rodas.
Can-Am
Outra espécie de triciclo foi levada pela BRP Rotax. O Can-Am Spyder Roadster deve ser comercializado no Brasil em fevereiro de 2008. Seu preço: cerca de R$ 73 mil. Com design que lembra um jet ski, a moto é equipada com um motor de dois cilindros, 998 cm³ e 103 cavalos.
Honda
Sem grandes novidades no salão, o maior destaque da Honda foi para o modelo GL 1800 Gold Wing, com motor de 1.8 litros. É a primeira motocicleta do mundo a ser equipada com airbag, sistema de segurança muito comum nos automóveis.
De origem norte-americana, a Gold Wing é comercializada em diversos países do mundo. No Brasil, essa motocicleta começou a ser vendida em março de 2006. A partir de maio deste ano, a montadora passou a vender aqui somente a versão com airbag, que custa R$ 106 mil. A previsão da Honda é de terminar 2007 vendendo 100 unidades deste modelo no País.
Além do airbag, a Gold Wing tem sistema anti-travamento de freios ABS, controle eletrônico de velocidade, sistema de marcha à ré com acionamento elétrico, operado por um simples toque de botão, e um sofisticado sistema de áudio com pré-sintonização de 12 estações de emissoras de rádio AM/FM.
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