




A nova desportiva de quatro cilindros da BMW aposta num posicionamento intermédio entre a versão totalmente carenada e a radical "naked", vestindo-se mais fresca com apenas uma semi-carenagem. A esta peça, apenas se critica não existir nenhuma peça que cubra toda a zona de fixações e montagem das carenagens em volta do painel de instrumentos, dando um ar pouco cuidado. Para uma moto deste preço, esperava-se um pouco mais neste tipo de acabamentos. Com este modelo a BMW complementa a sua linha, respondendo aos clientes mais críticos que viam na "S" uma moto demasiado volumosa e na "R" algo demasiado radial para os seus propósitos. Com a "R Sport" consegue-se parte dos dois mundos, a leveza visual de uma e alguma protecção e imagem mais sóbria da outra.
Para chegar à "R Sport" a BMW não fez mais que colocar uma pequena semi-carenagem na versão naked. Desta manteve tudo o que a fazia diferir, mecanicamente, do modelo pioneiro. Ou seja, a direcção continua a apresentar um ângulo mais fechado, de forma a proporcionar uma direcção mais rápida, e a transmissão final é ligeiramente mais curta. No que respeita ao motor, a ligeira diferença na potência máxima, que contabiliza uns respeitáveis 163 cv, deve-se à menor eficiência dos canais de ar da admissão desta versão. Na prática não se notam grandes diferenças, até porque as relações de caixa acabam por compensar este facto.
A unidade que utilizámos para este contacto vinha equipada com o silenciador opcional que a marca tem disponível, um Laser. Este elemento garante uma sonoridade mais interessante a baixos e médios regimes, desvanecendo o seu efeito com o aumento de rotação. Um sistema que acaba por ser agradável ao ouvido de quem conduz e sem incomodar demasiado o meio circundante.
A resposta do motor continua a ser impressionante, muito forte desde baixos regimes e não se cansando com a subida dos mesmos. Permite uma condução rápida e sempre animada, quer se opte por usar a caixa ou se prefira poupar o pé esquerdo e recorrer ao bom binário.
Nesta toada mais desportiva sente-se algum peso da direcção em zonas mais lentas, algo que não nos lembrávamos de ter encontrado nas versões totalmente descarenadas. Provavelmente, a BMW optou por colocar nesta moto um amortecedor de direcção mais restritivo, que se faz sentir bastante a baixa velocidade em cidade. Numa marca que utiliza tanta electrónica, como a que comanda as suspensões, por exemplo, poderia começa a pensar num amortecedor de direcção progressivo, como usa a Honda ou, se quiser um mais simples, como a Suzuki. Por outro lado a "Sport" apresenta uma estabilidade irrepreensível, algo que se revela muito importante numa moto que consegue atingir velocidades bastante interessantes.
Com este novo modelo a BMW aumenta o leque de possibilidades de escolha dos seus clientes, que pode ir do convencional ao radical, passando por este meio termo da K 1200 R Sport. A dificuldade agora é mesmo escolher.
Ficha técnica:
Motor
Tipo: 4T, tetracilíndrico, refrigeração por líquido
Distribuição: 4 válvulas por cilindro
Cilindrada: 1157 cc
Diâmetro x curso: 79x59 mm
Potência declarada: 163 cv/10.250 rpm
Binário declarado: 12,9 kgm /8.250 rpm
Ignição: electrónica digital
Alimentação: injecção electrónica
Arranque: eléctrico
Embraiagem: multidisco em óleo
Caixa: seis velocidades
Transmissão secundária: por veio
Ciclística
Quadro: dupla trave em alumínio
Suspensão dianteira: Duolever, 115 mm de curso
Suspensão traseira: Paralever, 135 mm de curso
Travão dianteiro: dois discos de 320 mm, pinça de quatro pistões, Integral ABS
Travão traseiro: disco de 265 mm, pinça de dois pistões, Integral ABS
Roda dianteira: 120/70-17"
Roda traseira: 180/55-17"
Peso e dimensões
Comprimento: 2228 mm
Distância entre eixos: 1580 mm
Altura do assento: 820 mm
Capacidade do depósito: 19 litros
Peso: 215 kg
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