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K1200R Sport é a nova desportiva de quatro cilindros da BMW





A tarefa de expansão da linhagem das novas "K1200", baseadas no motor de quatro cilindros transversal, não tem sido complicada, em especial nos modelos de cariz mais desportivo. Depois da pioneira "S", totalmente carenada e predisposta a desafiar o segmento das recordistas de velocidade, surgiu uma unidade de imagem bastante radical e totalmente desprovida de "vestimenta", a "R". Entretanto, ainda houve tempo para lançar uma versão mais dedicada ao turismo, a GT e agora a BMW volta à carga com a "R Sport".

A nova desportiva de quatro cilindros da BMW aposta num posicionamento intermédio entre a versão totalmente carenada e a radical "naked", vestindo-se mais fresca com apenas uma semi-carenagem. A esta peça, apenas se critica não existir nenhuma peça que cubra toda a zona de fixações e montagem das carenagens em volta do painel de instrumentos, dando um ar pouco cuidado. Para uma moto deste preço, esperava-se um pouco mais neste tipo de acabamentos. Com este modelo a BMW complementa a sua linha, respondendo aos clientes mais críticos que viam na "S" uma moto demasiado volumosa e na "R" algo demasiado radial para os seus propósitos. Com a "R Sport" consegue-se parte dos dois mundos, a leveza visual de uma e alguma protecção e imagem mais sóbria da outra.

Para chegar à "R Sport" a BMW não fez mais que colocar uma pequena semi-carenagem na versão naked. Desta manteve tudo o que a fazia diferir, mecanicamente, do modelo pioneiro. Ou seja, a direcção continua a apresentar um ângulo mais fechado, de forma a proporcionar uma direcção mais rápida, e a transmissão final é ligeiramente mais curta. No que respeita ao motor, a ligeira diferença na potência máxima, que contabiliza uns respeitáveis 163 cv, deve-se à menor eficiência dos canais de ar da admissão desta versão. Na prática não se notam grandes diferenças, até porque as relações de caixa acabam por compensar este facto.

A unidade que utilizámos para este contacto vinha equipada com o silenciador opcional que a marca tem disponível, um Laser. Este elemento garante uma sonoridade mais interessante a baixos e médios regimes, desvanecendo o seu efeito com o aumento de rotação. Um sistema que acaba por ser agradável ao ouvido de quem conduz e sem incomodar demasiado o meio circundante.

A resposta do motor continua a ser impressionante, muito forte desde baixos regimes e não se cansando com a subida dos mesmos. Permite uma condução rápida e sempre animada, quer se opte por usar a caixa ou se prefira poupar o pé esquerdo e recorrer ao bom binário.

Nesta toada mais desportiva sente-se algum peso da direcção em zonas mais lentas, algo que não nos lembrávamos de ter encontrado nas versões totalmente descarenadas. Provavelmente, a BMW optou por colocar nesta moto um amortecedor de direcção mais restritivo, que se faz sentir bastante a baixa velocidade em cidade. Numa marca que utiliza tanta electrónica, como a que comanda as suspensões, por exemplo, poderia começa a pensar num amortecedor de direcção progressivo, como usa a Honda ou, se quiser um mais simples, como a Suzuki. Por outro lado a "Sport" apresenta uma estabilidade irrepreensível, algo que se revela muito importante numa moto que consegue atingir velocidades bastante interessantes.

Com este novo modelo a BMW aumenta o leque de possibilidades de escolha dos seus clientes, que pode ir do convencional ao radical, passando por este meio termo da K 1200 R Sport. A dificuldade agora é mesmo escolher.

Ficha técnica:

Motor
Tipo: 4T, tetracilíndrico, refrigeração por líquido
Distribuição: 4 válvulas por cilindro
Cilindrada: 1157 cc
Diâmetro x curso: 79x59 mm
Potência declarada: 163 cv/10.250 rpm
Binário declarado: 12,9 kgm /8.250 rpm
Ignição: electrónica digital
Alimentação: injecção electrónica
Arranque: eléctrico
Embraiagem: multidisco em óleo
Caixa: seis velocidades
Transmissão secundária: por veio

Ciclística
Quadro: dupla trave em alumínio
Suspensão dianteira: Duolever, 115 mm de curso
Suspensão traseira: Paralever, 135 mm de curso
Travão dianteiro: dois discos de 320 mm, pinça de quatro pistões, Integral ABS
Travão traseiro: disco de 265 mm, pinça de dois pistões, Integral ABS
Roda dianteira: 120/70-17"
Roda traseira: 180/55-17"
Peso e dimensões
Comprimento: 2228 mm
Distância entre eixos: 1580 mm
Altura do assento: 820 mm
Capacidade do depósito: 19 litros
Peso: 215 kg

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