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A Cagiva MV Augusta F4 é um espetacular avião de combate





F4 Phanton McDonnell Douglas: um consagrado caça, um espetacular avião de combate. Esse tipo de aeronave bélica é construída empregando alta tecnologia e materiais nobres, para levar apenas um ou dois tripulantes com um desempenho extraordinário, muito superior ao das aeronaves comerciais.

A italiana MV Agusta (pertencente ao grupo Cagiva, que também possui a Ducati e a Husqvarna) foi mesmo feliz em batizar sua última motocicleta com a sigla desse caça, fazendo assim uma analogia próxima da perfeição. E não se podia esperar menos de um projeto que saiu das mãos de Massimo Tamburini, que também concebeu motos para a Bimota e Ducati.

A história da Meccanica Verghera Agusta, ou simplesmente MV Agusta, no ramo das motocicletas começou logo após a Segunda Guerra Mundial. Fabricava pequenas motos com motor de um cilindro, dois tempos e 98 cm3, para atender às necessidades da população por um transporte barato. Além disso, a marca também é conhecida por seus helicópteros e por ter acumulado muitos títulos em competições. No Mundial de Velocidade de 500 cm3 obteve 139 vitórias e conquistou 16 títulos. O consagrado piloto Giacomo Agostini faturou sete títulos montado numa MV Agusta.

Mesmo com a baixa que a marca enfrentou por mais de 20 anos, quase fechando as portas, em 1997 esse espírito vitorioso nas pistas não foi esquecido na idealização da F4. Utilizando moderníssimas técnicas de construção e materiais nobres -- como nos caças --, é considerada por muitos "o Ferrari das motocicletas". E de fato a marca do cavalinho empinado participou no desenvolvimento de seu motor, um 750 de quatro cilindros em linha e 16 válvulas radiais, que rende 126 cv a 12.500 rpm de potência e torque de 7,5 m.kgf a 10.500 rpm.

Essa MV, fazendo valer a fortuna gasta em seu projeto, reúne soluções sofisticadas. Nela, quase tudo é exclusivo. Seu amortecedor de direção tem a fixação patenteada e oferece 20 regulagens. Os bicos de calibragem dos pneus são voltados para a lateral das rodas, para facilitar o encaixe da mangueira de ar. Na suspensão traseira é empregada uma balança monobraço, também patenteada, e na versão F4 1+1 o amortecedor trabalha com duas calibragens. Com o peso de um passageiro, uma nova série de lâminas é acionada dentro do amortecedor, produzindo maior carga.

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