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Uma Honda DN-01 para o mercado Europeu





Alguns preferem o scooter pela praticidade e conforto, outros preferem a esportividade e agilidade da moto. Seria um sonho ter todas essas qualidades num único veículo? A Honda mostra que não ao anunciar o lançamento da nova DN-01 para o mercado europeu. Apresentada como moto-conceito no Salão de Tóquio 2005, se destaca por um revolucionário sistema de transmissão automática.

A Honda DN-01, sigla para Novo Sonho (Dream New-01), traz um câmbio que realiza trocas de marcha por um sistema hidráulico. Dois modos de transmissão automática podem ser selecionados: Na posição D (Drive, como nos carros) a troca de marchas é efetuada a rotações mais baixas, enquanto na S (Sport) o câmbio aproveita mais o desempenho do motor trocando marchas a giros mais elevados. A troca também pode ser manual, através de botões situados no punho esquerdo do guidão.

O motor da DN-01 é uma herança da big trail Transalp. Um V2 de 680 cc com 8 válvulas, refrigeração líquida e alimentação por injeção eletrônica. A potência e o torque ainda não foram declarados pelo fabricante, porém se estima algo em torno de 55cv a 7.500rpm e 5,6kgf.m de torque a 5.500 rpm. Com esses números a nova Honda automática deve ultrapassar os 180km/h.

O generoso espaço para piloto e garupa é outra característica da DN-01. Com um largo banco que fica a apenas 690mm do solo, o centro de gravidade se manteve baixo e facilita a pilotagem por pilotos de menor estatura. As pedaleiras são do tipo plataforma e ficam ligeiramente avançadas. Essa configuração, com banco baixo e pedaleiras avançadas, confere uma posição de pilotagem semelhante à de um maxi-scooter, onde o corpo é projetado para trás.

Para manter a sensação de segurança e a proteção do vento proporcionada pelo escudo frontal dos scooters, a DN-01 conta com enormes aletas laterais que protegem os joelhos do piloto. Essas aletas incorporam as carenagens laterais, que envolvem o radiador e todo o conjunto óptico numa única peça. Logo ao lado fica o tanque com capacidade para 15 litros.
Se as carenagens têm aparência esportiva, a ciclística faz jus ao design. A DN-01 utiliza aros de 17 polegadas, mesmo diâmetro das motos esportivas.

Já os pneus são tão largos que parecem até exagerados: 130/70 na dianteira e 190/70 na traseira. Assim fica fácil absorver as irregularidades do asfalto e viajar com conforto... Isso porque as suspensões têm pouco curso, na frente são 106mm. Já na traseira é interessante a união da transmissão por eixo cardã ao sistema de suspensão, num único braço.

Os freios contam com ABS (antitravamento) e sistema de frenagem combinada, em proporções diferentes, mesmo que somente um deles seja solicitado. Na frente há dois discos de 296mm com pinça de três pistões e na traseira um disco de 276mm com pinça de dois pistões. A maior parte dos dados técnicos da moto ainda é mantida em segredo pela Honda, afinal, as vendas começarão apenas em março. No entanto, as maiores dúvidas são se o novo sistema de câmbio se mostrará prático e confortável como prometido e se este ‘novo sonho’ também se tornará realidade no Brasil.

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